DERMATOLOGIA CAPILAR
A dermatologia não trata apenas da pele, como tendemos a acreditar - pois trata-se de uma aplicação mais comum e visível.
É possível verificar uma divisão específica para o tratamento dermatológico dos cabelos, pelos e couro cabeludo, chamada tricologia.
A tricologia é o estudo capilar que permite o diagnóstico e tratamento relacionado aos cabelos. Além de couro cabeludo e pelos.
Os cabelos, pelos ou couro cabeludo podem apresentar alguns distúrbios que podem ser relacionados ao metabolismo ou estética - é preciso cuidado e sensibilidade para notar alterações mais leves, além de ser recomendável a procura de um dermatologista no momento em que qualquer anormalidade, por menor que seja, tenha sido notada.
Foliculite, dermatite, pitiríase, alopecia, psoríase, caspa, erupção cutânea são algumas dessas disfunções metabólicas que o couro cabeludo pode apresentar sem que você se dê conta. São nomes técnicos para disfunções que podem afetar, inclusive esteticamente, o seu cabelo e couro cabeludo.
Outras disfunções relacionadas ao cabelo, além da conhecida calvície, são tricorrexis, tricoclasia, pelo em bolha, triconodose dentre tantas outras possibilidade que devem ser acompanhadas e avaliadas pelo seu dermatologista.
É importante que você esteja sempre atento à sua pele, cabelos e couro cabeludo, pois muitas dessas disfunções podem aumentar com o tempo e causar bastante desconforto físico e até social, em alguns casos. Por isso a dermatologista está apta a diagnosticar através de exames ou avaliação que pode ser via tricoscopia - que permite avaliação da haste capilar e couro cabeludo.
O uso de medicamentos pode ser injetável ou tópico, dependendo da avaliação médica, por isso é importante manter sua consulta com o dermatologista em dia para tratamentos dermatológicos capilares que demandam uma avaliação mais profunda dos aspectos dos cabelos e pelos. Apenas uma visão superficial pode levar o paciente à utilização de uso tópico de recomendações caseiras ou produtos cosméticos que não tratem suas disfunções ou até mesmo possam piorar quadros clínicos tratáveis.


