DERMATOLOGIA
Dermatologia não é somente beleza
É comum que muitas pessoas acreditem que a dermatologia seja uma alternativa estética para melhora da aparência, retoques estéticos ou cuidados puramente visuais.
A verdade é que a dermatologia é uma especialidade médica que possibilita que os pacientes se mantenham saudáveis com relação ao maior órgão do corpo humano: sua pele.
Porque procurar um dermatologista?
Atualmente sofremos diversas intervenções externas que prejudicam nossa pele: exposições solares ou a luzes artificiais com efeitos ainda mais nocivos, poluição, stress, má alimentação, pouca hidratação são alguns exemplos de hábitos pouco saudáveis para a pele. Isso afeta a todos nós, inclusive crianças e idosos.
Quanto antes você entender a importância para sua saúde, antes buscará orientação de um profissional da área da saúde dermatológica.
Todos nós precisamos de cuidados, atenção, exames clínicos e laboratoriais e acompanhamento dermatológico para que, como todos os outros órgãos do corpo, nossa pele se mantenha saudável, mesmo com tantos aspectos influenciadores.
O que faz o dermatologista?
O dermatologista está apto para detectar através de diagnósticos clínicos e de laboratório, qualquer alteração para tratamento ou prevenção através de novos e bons hábitos, alterações de cabelos, pele, unhas, mucosas e pelos. As doenças dermatológicas são, muitas vezes, silenciosas e com poucos sintomas notáveis - muitas vezes eles até aparecem, mas não damos a atenção necessária para alguns sinais.
Assim, é necessário que você saiba quando e porque procurar um dermatologista, como em alguns casos a seguir:
- cuidados com a pele, que devem ser diários e constantes
- alterações na pele de qualquer espécie ou tamanho
- cuidados com as unhas
- alterações nas unhas como manchas ou unhas quebradiças
- sudorese intensa
- manchas na pele
- pintas devem ser analisadas e acompanhadas
- rugas, celulites, flacidez, estrias e qualquer alteração estética pode ter uma razão a ser analisada e tratada
- odor excessivo nas axilas
- odor excessivo nos pés
Estes são alguns exemplos que devem te levar até um dermatologista em quem confie.
Não deixe essas alterações passarem despercebidas, cuide-se sempre com seu dermatologista.